Caixa de Pesquisa

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Significado dos Nomes

A

Aberforth Dumbledore: Aber em escocês é "Foz", sendo assim a Foz do Rio Forth, que fica em Edimburgo, na Escócia.
Alastor Moody: Na mitologia grega, Alastor era o nome de um demônio que não respeitava bem as leis do inferno. Podemos comparar isso com o fato dele às vezes fazer coisas sem que o Ministério o ordene. Em inglês, "moody" significa temperamental ou que muda continuamente.
Alvo Dumbledore: Seu nome quer dizer "alvo, branco" (talvez uma citação a Gandalf, que se torna o Mago Branco noo livro O Senhor dos Anéis). Já o sobrenome vem de um termo do inglês antigo que designava mamangava, um tipo de abelha. Em francês "dore" quer dizer dourado ou feito de ouro.
Argo Filch: O nome do zelador de Hogwarts provavelmente foi inspirado em Argus, um gigante da mitologia grega que tinha cem olhos e enxergava tudo o que acontecia a sua volta.
Arsênio Jigger (autor do livro Bebidas e Poções Mágicas): Seu nome vem do veneno arsênio e jigger, uma unidade de medida de líquidos.
Arthur Weasley: Arthur poderia ter vindo do lendário Rei Arthur. Existem duas versões para a morte deste rei e em uma delas ele morre lutando em uma guerra contra o Imperador romano, Lúcio.
Aragogue: Vem de uma lenda de uma mulher parecida com uma aranha que se chamava Arachne.
Avada Kedavra (maldição da morte):Avada significa "Eu destruo/mato". Considerando que Kedavra significa "como eu falo", logo fica "Eu mato quando falo".

B

Bathilda Bagshot (autora do livro História da Magia): O sobrenome é uma pequena cidade que fica perto de Londres.
Beauxbatons: Em francês, quer dizer "belas varinhas".
Beco Diagonal: Típico de um mundo bruxo, onde uma rua não segue reto, mas em diagonal.
Belatriz Lestrange: Belatriz significa 'mulher guerreira', a abreviação (Bela) quer dizer 'beleza' e o sobrenome Lestrange cita 'o estranho' ou 'o desconhecido'.

C

Cho Chang: significa Bela Borboleta
Cornélio Fudge: Existiu um papa chamado Saint Cornelius, e seu reino foi marcado pelas controvérsias sobre o assunto da época que era o Cristianismo. Santo Cornelius foi exilado e depois martirizado em 253 e depois foi sucedido por outro bispo (O que acontece no 5º livro.). Também remete ao personagem Cornélius de O Planeta dos Macacos, que tenta esconder as provas de que existe um humano racional, para que o pânico não se espalhe entre a população simiana. "Fudge" pode significar "recusar" o que acontece quando Fudge recusa a acreditar que Voldemort voltou.

D

Diggory: O sobrenome de Cedrico foi copiado de Diggory Kirke, um herói de Nárnia, um dos livros preferidos de J.K Rowling.
Draco: Palavra latina para "Dragão".
Dobby: Era um personagem do livro "Lendas de Fenoderee e os Brownies". Um "dobby" era um Brownie (uma espécie mágica de duende que se dedica a trabalhos caseiros) que não sabia fazer nada direito.
Duda (Dudley): "Dud" é uma palavra em inglês que significa "pessoa chata".

[editar]F

Fílida Spore (autora de Mil Ervas e Fungos Mágicos): Seu nome é formado a partir de "esporos", que são estruturas que dão origem a certas plantas, e phylum "folhas" em grego.
Fleur Delacour: O nome da garota é uma expressão francesa que significa "flor da corte", ou seja, uma mulher de nobreza.
Flitwick: É o nome de uma cidade inglesa.
Firenze (o centauro): Nome italiano para a cidade de Florença.
Fawkes: Recebeu seu nome por causa de Guy Fawkes, líder de uma famosa tentativa de atentado que tinha como objetivo explodir o Parlemento Inglês, em 1605. Os conspiradores esconderam trinta e seis barris de pólvora nos subterrâneos da Casas dos Lordes. Mas eram tantos conspiradores que tudo chegou aos ouvidos das autoridades e a maioria foi executada... Na Inglaterra, 5 de novembro é o Dia de Guy Fawkes, celebrado com fogueiras, como a pira federal da fênix.
Fofo: Na realidade, Fofo é inspirado em Cérbero, um grande cão de três cabeças que na mitologia grega guardava a entrada para o reino de Hades (o submundo dos mortos). Joanne deu um bom toque de ironia no nome da criatura na história...
Fenrir Lobo Greyback: Fenrir é um lobo monstruoso da mitologia nórdica, que matou Odin(Supremo Deus Nórdico)

G

Gilderoy Lockhart: O primeiro nome veio de um charmoso ladrão escocês que J.K. Rowling encontrou em um dicionário de frases e fábulas. Também lembra a palavra inglesa gilded, que significa "folheado a ouro". O sobrenome foi copiado de um memorial aos soldados da Primeira Guerra Mundial. Lockhart é um trocadilho para "Lock Heart" (coração fechado), indicando que o personagem na verdade é um egoísta.
Grey Lady: Lady Jane Grey foi rainha da Inglaterra por nove dias, em 1553, antes de ser deposta. A coitada morreu no ano seguinte, decapitada. Ela tinha apenas 15 anos.
Godrico Gryffindor: O nome Gryffindor vem do Francês "gryffin d'or", que significa "grifo de ouro". Os Grifos são "metade-leão" e "metade águia" e são o símbolo da natureza dupla, ou seja, divina humana de Jesus Cristo, porque governa a terra e o ar. Os Grifos também são inimigos das serpentes e basiliscos que são vistos como demônios. Podemos perceber , também, a presença da palavra "God" que significa "Deus" em inglês.
Gregório Goyle: Greg Goyle lembra a palavra em inglês "gargoyle" que são as "gárgulas", criaturas de pedras que parecem protegerem os castelos. Cai bem para alguém que é "guarda-costas" de Draco Malfoy.
Guinnevere Weasley: Guinnevere (ou Ginerva,na versão brasileira) é o nome que teve a esposa do Rei Arthur.

H

Harry Potter: O personagem principal possui o nome de Harry, pois é o nome preferido de J.K. Rowling e seu sobrenome é o mesmo dos amigos de infância da autora. Eles gostavam de se vestir de bruxos e brincar de fazer feitiços, e acabaram dando seu sobrenome ao herói. No dicionário Harry significa maltratar, assolar.
Hermes: A coruja de Percy Weasley tem o mesmo nome do mensageiro dos deuses gregos.
Hermione Granger: É um dos personagens da peça The Winter's Tale, de Willian Shakespeare. Ela é a rainha da Sicília e é acusada publicamente por seu marido de adultério. Quanto ao sobrenome, não sabemos se J.K Rowling se inspirou mesmo ou foi pura coincidência. Há relatos que existiu um homem com sobrenome Granger, muito famoso em sua época, ele possuía memória fotográfica e era super inteligente, assim como a nossa Hermione. No passado obscuro e distante o sobrenome de Hermione era Puckle, mas não se adequava de jeito nenhum a ela e foi rapidamente mudado para algo um pouco menos frívolo. [Granger é um personagem de um romance e de um filme, Fahrenheit 451, que decorava livros para que eles não se extinguissem]. Hermione é o nome da filha de Helena (de Tróia)segundo a mitologia grega era tão bela e sábia nas artes de amar quanto a mãe.(fonte da informação: Ovídio, A Arte de Amar)

L

Lílian Potter: "Lily" é uma flor (lírio) que simboliza pureza e inocência.
Lavender Brown: Os dois nomes são cores em inglês: Lilás e marrom, respectivamente.
Lúcio: O nome original de Lucio Malfoy é Lucius, o que lembra muito Lúcifer, um dos muitos nomes do diabo.E Lucio Malfoy significa: "Demônio de má Fé" como o de seu filho Draco Malfoy que significa: "dragão de má fé". Em compensação Lúcifer vem de Lux Fero, o "portador da luz". Lucius está mais relacionado ao termo "iluminado" que ao próprio "Lúcifer".
Ludo Bagman: bag em inglês significa mala, e man significa homem, então seria uma espécie de Ludo o "homem mala" ou mais simples ainda, um "mala" que dizer idiota. Ludo vem de "ludus" do latim que significa jogo.

M

Madame Maxime Olympus: O monte Olimpo é a morada dos Deuses gregos e também a montanha mais larga da Grécia. "Maxima" em francês (não somente em francês, claro) quer dizer "principal" e ela é a pessoa principal da Beauxbatons já que é a diretora.
Malfoy: O sobrenome da família mais malvada do mundo dos bruxos foi inventada pela autora, mas vem de uma forma do francês antigo para "destino ruim". Também está ligado à palavra maleficus, ou seja, aquele que faz mal a outras pesoas.E que também significa "Má Fé" (Pessoas que tem sómente fé ruim e mau como o nome já diz Malfoy [fé de quem coisas ruins aconteçam], ou seja "Fé Ruim\Fé maldosa" Mal (má\malefícios) foy (fé)
Minerva McGonagall: Na mitologia romana, Minerva é a deusa da sabedoria e das artes e sempre prefere a razão, a calma e a sabedoria em vez da força. Igualzinha a professora, que mesmo enérgica sabe resolver tudo com uma boa conversa e também um pouquinho de mágica.
Mosag: A companheira de Aragogue, a aranha gigante, vem do termo galês que significa "mulher malvada, suja".
Marcos Flint (capitão do time da sonserina): Provavelmente, recebeu seu nome do capitão John Flint, de A Ilha do Tesouro.
Morsmodre (maldição da marca negra): Em francês antigo significa "morda um pedaço da morte".

O

Olívio Wood: "Olívio" lembra à Oliveira, azeite. "Wood" é uma palavra do inglês antigo que significa que alguém é maluco ou doido, também significa madeira. Ou seja, seu nome seria algo como "Madeira de Oliveira". Trocadilho com o fato de ser um fanático por quadribol (que se joga com vassouras); ou seja, um "doido varrido".

P

Petúnia Dursley: Ela tem nome de flor como sua irmã. Petúnia é uma flor que simboliza raiva e inveja, isso reflete seus sentimentos quanto ao fato de sua irmã ter sido adorada por seus pais quando se tornou uma bruxa.
Parvati Patil: Deusa das montanhas na cultura Hindu e irmã da Deusa Padma.
Padma Patil: Deusa Hindu do Rio Ganges e irmã da Deusa Parvati.
Penélope Clearwater: Penélope é uma personagem famosa do livro "Odisséia" de Homero e Clear water pode significar pureza e fidelidade.
Percy Weasley: "Percival" era o nome usado somente pela elite britânica durante a monarquia e ninguém podia usá-lo. Mais tarde, os plebeus foram permitidos de usarem um nome parecido, "Percy" para que eles ficassem felizes. Isso pode ser relacionado ao fato que o Percy é possui grandes talentos que não são vistos, como o povo comum na época que não podia mostrar seus talentos.
Pichitinho: Em português o nome perdeu seu significado, pois em inglês a coruja de Rony é chamada de Pigwidgeon que vem do inglês antigo "Pigwidgin", que se refere a pequenas fadas ou anões.
Madame Papoula Pomfrey: A "Papoula" é uma antiga planta medicinal.
Peter Pettigrew: Esse nome poder ser dividido em "Pet-I-Grew" que significa "segurei um animal de estimação", uma reflexão do Perebas ter passado todos aqueles anos nas mãos do Percy e do Rony.
Potter: Nomeado por causa dos amigos de infância de J.K Rowling, Ian Potter e Vikki Potter.

R

Remo Lupin: Em latim, lupus que dizer "lobo". Já Remo é o nome de um dos irmãos fundadores de Roma - o outro era Rômulo. Segundo a lenda, eles foram amamentados por uma loba.
Rita Skeeter: Em inglês, seu sobrenome indica um tipo de mosquito sugador de sangue muito irritante.
Madame Rosmerta: "Rosmerta" é uma Deusa Gaulesa e que o nome na língua celta significa quem pode fornecer muito, perfeito para uma dona de bar.
Ronald Weasley: "Ron" era o nome da lança que o Rei Artur sempre usava. Existem muitas comparações entre Harry, Rony e Hermione com o Rei Arthur, Lancelot e Guinevere.
Rúbeo Hagrid: "Hagrid" é uma palavra em inglês antigo para pessoas "que não tiveram uma boa" noite. Já que o Hagrid sempre está no Três Vassouras bebendo, então ele sempre tem ressacas.

S

Salazar Slytherin: Seu nome certamente soa muito parecido com o de Antônio de Oliveira Salazar, ditador de Portugal entre 1932 e 1968. Slytherin fundou Sonserina e o seu título é uma serpente, porque Salazar Slytherin era ofidioglota, ou seja, tinha a capacidade de falar com cobras.
Stanislau Shunpike: O sobrenome é o mesmo do outro avô da autora.
Sirius Black: Sirius remete à "serious", sério. "Sirius" é também um nome de uma estrela que é vista no céu inglês, também conhecida como "a estrela do cão" (não é mera coincidência...), que é a estrela mais brilhante do céu. - a palavra grega seirios quer dizer 'incandescente'. Essa estrela é da constelação de Cão Maior.
Almofadinhas (Padfoot) é o nome dado em Staffordshire, na Inglaterra, para os Cães Negros Mágicos que aparecem misteriosamente em toda a Europa e América do Norte...
Professora Sinistra: "Sinistra" é uma palavra em Latim e também em Italiano que significa esquerda. As pessoas canhotas são consideradas misteriosas e então este poderia ser a personalidade dela.
Professora Sprout: "Sprout" é uma planta.
Severo Snape: "Severus" é uma palavra em latim para "áspero". Existiu um Imperador chamado Lúcio Severo... e um santo Severo, que foi um mártir. J.K. Rowling disse ter dado este nome por causa de uma pequena cidade da Inglaterra chamada Snape. Mas também existe a coincidência de que Snape é quase Snake, Cobra em Inglês, e talvez seja por isso que ele além de aluno da Casa de Sonserina (Slytherin) é o diretor da casa, cujo o símbolo é uma Cobra.
Sibila Trelawney: Em inglês ela se chama "Sibyll" quem vem de "Sibyls" que eram os profetas míticos que prediziam o futuro quando entravam em uma espécie de transe (Sibila faz isso durante a saga).

T

Tiago Potter: Abreviação de Santiago que no latim significa alegre, embora Tiago seja apenas uma adaptação ao português, por ser o equivalente ao inglês James, nome original do personagem.

V

Professor Vector: Vector é uma medida usada na geometria. Além disso, em latim, significa "passageiro, cavaleiro".
Vítor Krum: Krum vem da palavra em alemão "krumm" que significa "curvado". Sabemos que fora das vassouras, Krum anda curvado e sem jeito. Vítor vem de Victória, nome romano para a deusa Nike (que vem a ser a deusa da vitória). Vítor Krum é um grande vencedor.
Vincente Crabbe: Se juntarmos os sons produzidos pelos nomes dos amigos de Draco Malfoy teremos "grab e coil”, que são ações que as cobras fazem, em inglês.
Voldemort: Pode significar "roubar a morte", da expressão do Francês "voler", que significa roubar e "mort", que significa morte. Mas é mais provável que tenha vindo do Francês "vol de la mort", que significa literalmente "voo da morte".
Veritaserum: Veritas, do latim é verdade e serum, soro.

Um comentário: